Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Arsenal de Guerra do Rio

Localizado no bairro do Caju, na região portuária da cidade do Rio de Janeiro, suas origens remontam ao ano de 1762, por ocasião da fundação da Casa do Trem. 
É uma organização militar fabril do Exército Brasileiro com contribuições históricas marcantes na produção de materiais de emprego militar para a Força Terrestre, cabendo mencionar o fornecimento de equipamentos militares para as campanhas militares da Guerra do Paraguai e de Canudos, assim como sua participação destacada na fabricação de diversos materiais, em particular armamentos e munições, para a campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2a Guerra Mundial. 
Atualmente, em perfeita sinergia com os seus coirmãos Arsenal de Guerra General Câmara e Arsenal de Guerra de São Paulo, é responsável pela fabricação e manutenção, em nível indústria, de materiais de emprego militar (MEM) em proveito da Força Terrestre. As principais áreas de atuação atuais do AGR estão concentradas na fabricação/manutenção de armamentos pesados, principalmente morteiros, materiais de engenharia, optrônicos e materiais de comunicações. 
Dentro do seu portfólio de capacidade produtiva, cabe destacar os seguintes materiais: Morteiro 120 mm M2 Raiado, Morteiro Médio Anticarga 81 mm, projetos esses desenvolvidos pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx); Gerador de 15 kVA, passadeira flutuante de alumínio, reboque 1 ½ t e equipamento de visão noturna (EVN) LORIS. No presente momento, os principais trabalhos em curso, seguindo as demandas atuais do Exército Brasileiro, são as seguintes: revitalização dos Morteiros 120 mm M2 Raiado, produção do Mrt Me Acg 81 mm, produção do EVN LORIS, manutenção de outros optrônicos, tais como: EVN MUNOS, EVN LUNOS e EVN NA/PVS-7B, produção de componentes de passadeiras e portadas de engenharia para manutenção, assim como a produção e aplicação de proteção balística em VTNE ¾ t Agrale Marruá Cargo. 
Atualmente, o Arsenal de Guerra do Rio vem se capacitando para viabilizar o início da fabricação de outros MEM em suas instalações, tais como: Morteiro Leve Anticarga 60 mm (projeto do CTEx), binóculo termal CORAL e equipamentos rádio de campanha da linha HARRIS.

Fim do conteúdo da página